terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cultura Japonesa

Kappa

Kappa é o nome de um youkai (espírito) aquático do folclore japonês. Ele pode ser tanto benéfico quanto maléfico. Os kappa deram também seu nome a uma forma de sushi e a uma série de animação (Kappa Mikey). O kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos, quando está plenamente desenvolvido. Possui a pele escamosa, parecida com a de um sapo, além da cara de macaco e casco de tartaruga. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra.




Eles habitam rios, lagos e lagoas, mas nunca hesitam em subir a terra firme em busca de sua presa. Tradicionalmente, os contos os retratam como mal-intencionados, ávidos por sugar as entranhas de sua vítima e beber seu sangue. Diz-se que adoram especialmente o fígado humano. Mas também são representados como inteligentes e honrados. Fala-se que a humanidade aprendeu a arte de curar fraturas de ossos com um kappa.

O melhor método para subjugar um kappa é cumprimentá-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses. Como é uma cortesia fora do comum, o kappa vai sentir-se obrigado a curvar a cabeça, em resposta. Após vários cumprimentos com a cabeça, todo o líquido (que lhe dá poderes e força, fora da água) terá se derramado do topo de seu crânio e ele será forçado a voltar ao seu lar aquático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário